• _

Eu odeio Winning Eleven, mas continuo jogando

Pode parecer masoquismo da minha parte, mas eu odeio Winning Eleven, e mesmo assim é um dos títulos que eu mais jogo em qualquer console. Winning Eleven é mal-feito, com gráficos medianos, jogabilidade mais-ou-menos e a inteligência artificial parece ter sido programada por um tiozão de bar de esquina, daqueles que vivem bêbados, sem camisa e jogando sinuca.

O problema é que Winning Eleven (ou Pro Evolution Soccer, como queira chamar) é o menos pior dos jogos de futebol. E eu gosto de futebol.

Gamers fãs de um futebol bem jogado assistem seus times em campo e querem simular a experiência de realizar belas jogadas, de sentir a emoção do futebol em seus videogames. Winning Eleven é a melhor opção pra simular partidas de futebol. E é aí que entra em campo a decepção.

Futebol é um jogo coletivo. Você depende de todos os onze jogadores do seu time pra atacar, defender e se dar bem nos gramados virtuais. Por mais habilidoso que um jogador possa ser controlando Messi ou Cristiano Ronaldo, eventualmente ele(a) precisará passar a bola ou marcar. Para isso ser possível, seus companheiros de time precisam se movimentar, e a movimentação fica por conta da inteligência artificial do jogo, que tá mais é pra burrice artificial.

Quem aí nunca tentou iniciar um contra-ataque, e se decepcionou com a burrice de seus atacantes? Atacantes que, ou avançam tanto que quase ficam dentro do gol adversário, ou recuam inexplicavelmente enquanto o jogador controlado por você é o único que avança com a bola, sem ter pra quem passar? Ou defensores que ficam marcando o Gasparzinho enquanto o time adversário ataca? Ou laterais que pensam ser zagueiros e ficam imóveis dentro da área? Ou meio-campistas que ficam parados no meio do campo sem nem querer participar do jogo?

Em partidas multiplayer, a burrice dos dois times se anulam, sendo que o jogo se resume a um festival de jogadas individuais e placares absurdos como 5 a 4. O maior problema está no singleplayer. Problemas com licenças costumam substituir times importantes por equipes imaginárias e privar fãs de uniformes oficiais.

Com bola rolando, então, a coisa fica quase insuportável. No singleplayer, WE é o jogo DE LUTA mais difícil da história. Jogadores adversários são paredes, sendo que se um jogador do seu time esbarra em um deles, é arremessado longe, enquanto o adversário domina a bola com tranqüilidade. É quase impossível vencer uma dividida, pelo alto principalmente. Tomar gol de cabeça é comum. Jogador dentro da área é espancado sem dó, e fora dela a máquina conta com golpes que dificilmente resultam em falta, como puxões, ombradas, pontapés, pisões e o irritante carrinho, que a I.A. do jogo usa e abusa, desde pra roubar a bola até pra passar a bola.

Como eu disse no início do post, por pior que Winning Eleven seja, é o menos pior dos jogos de futebol. FIFA conta com todas as licenças e gráficos melhores, mas eu não quero ver o suor escorrendo nos corpos de homens em alta resolução, eu quero é futebol de qualidade, que FIFA não tem.

WE também não, mas FIFA é pior.

Resumindo, eu adoro futebol, e não tenho opção. Enquanto um simulador de futebol de qualidade não aparece, o jeito é ir jogando essa várzea.

6 Respostas

  1. eu odeio esse jogo, eu quebrei minha televisão de custa 2,500 reais por causa dessa bosta. nunca mais jogo esse jogo escroto na minhavida.

  2. acompanho ele pes e ruim, e so tocar a bola pro lado e tem cinco na sua cola, fica parecendo uma mesa de sinuca indo e voltando a bola, pra mim futebol e toque, finalização e o pes nao tem isso, por isso prefiro outros jogos.

  3. TU É UM GALODO SEU LOUCO!!!

    SÓ BASTA DIZER AGORA QUE NÃO GOSTA DE MULHER TAMBEM NEH SEU V…?!

  4. Hummmm…. acho que é por isso, que eu jogo é… Fórmula 1 hi hi hi hi hi hi….

    Bks… o unico futebol de várzea que eu animo jogar, pois sou horrivelmente ruin, é ….

    Intenational, Super Star Soccer!!!!

    E tenho dito!

  5. Sou partidário do Tio Bruno

  6. E, claro:

    International Super Star Soccer De Luxe…

    porque nesse da pra transformar o juiz em um cachorro literalmente hihiihihihihihihi

    ^^

Deixe um comentário

