Tetris do Game Boy: a Nintendo foi um dos reponsáveis pelo sucesso dos russos (atenção: esse vídeo tem 32 minutos)

A gigante da internet Google prestou uma homenagem ao game russo (ou soviético). A logo é construida com os bloquinhos
gante da internet Google prestou uma homenagem ao famoso game russo (ou soviético) Tetris, que fez 26 anos. No buscador, ao invés de ter a marca Google tradicional
Desenvolvido em 06 de junho de 1984, por Alexey Pajitnov e Dmitry Pavlovsky,os engenheiros da Acadêmia Russa de Ciências, revolucionaram o mundo dos games com a sua simplicidade de jogar o quebra-cabeça os famosos bloquinhos coloridos que são encaixáveis. Até agora, game já vendeu mais de 125 milhões de cópias para 30 tipos de consoles.
O jogo já entrou no livro dos recordes, Guiness, sendo o jogo mais portado e com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais.
Além disso, o game é um dos 10 jogos mais baixados na Apple Store, desde que Tetris foi lançado para iPod Touch e iPhone. O Nintendo Game Boy teve a versão mais bem vendida e sucedida.
“O jogo tem um tipo de espírito criativo ao invés da destruição que você encontra em jogos de tiro e na maioria dos outros títulos. Nele você cria algo”, diz Pajitnov. “Você pega o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca juntas em um tipo de ordem. Isso dá às pessoas um ótimo sentimento”, diz o contente Alexey Pajitnov.
O jogo ainda não tem data para ser descontinuado ou abandonado.
Desenvolvido em 06 de junho de 1984, na então União Soviética, por Alexey Pajitnov e Dmitry Pavlovsky, os engenheiros da Acadêmia Russa de Ciências, revolucionaram o mundo dos games com a sua simplicidade de jogar o quebra-cabeça os famosos bloquinhos coloridos que são encaixáveis.
Até agora, game já vendeu mais de 125 milhões de cópias para 30 tipos de consoles.
Definitivamente o jogo influenciou a cultura comtemporânea. Veja por exemplo um humorista japonês que faz piada com o game russo e não perde a oportunidade de brincar com os bloquinhos do Tetris
O jogo já entrou no livro dos recordes, Guiness, sendo o jogo mais portado e com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais.
Com a evolução da internet e o aparecimento do YouTube, muitos engraçadinhos se inspiraram no Tetris e fizeram coisas insanas, como o pessoal do Game Over Project
E tem gente que o nível de insanidade é incompreensível mesmo…

Pai do Tetris, Alexey Pajitnov, foram um dos desenvolvedores do game casual mais vendido da história
Além disso, o game é um dos 10 jogos mais baixados na Apple Store, desde que Tetris foi lançado para iPod Touch e iPhone.
O Nintendo Game Boy teve a versão mais bem vendida e sucedida.
“O jogo tem um tipo de espírito criativo ao invés da destruição que você encontra em jogos de tiro e na maioria dos outros títulos. Nele você cria algo”, diz um dos criadores do Tetris, Pajitnov.
“Você pega o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca juntas em um tipo de ordem. Isso dá às pessoas um ótimo sentimento”, diz o contente Alexey Pajitnov.
O jogo ainda não tem data para ser descontinuado ou abandonado.
Aproveitando o momento histórico, encontrei no YouTube o documentário que a rede de TV britânica BBC produziu em 2004, chamado Tetris: From Russia with Love (Tetris: Para Rússia com Amor) que conta como foi a saga desse jogo.
E, claro, o pai do Tetris é quem conta essa história. Veja logo abaixo ou vá até o NoReset Channel e divirta-se. A única parte chata é que o documentário está em inglês e com algumas legendas, em seis partes.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Filed under: alucinados, análise, Games, Plantão | Tagged: 25 anos, game, Google, história, homenagem, Internet, Rússia, Tetris |
[…] 25 anos de Tetris – 25 лет Tetris […]
Tetris Forevermente!
Vou colocar o nome da minha filhinha (quando tiver uma) de Tétris!!!
^^