• _

Leitor NoReset Especial: Game Boy 20 anos!

noreset_especial800px-gameboy_logosvglinhadotempogb

gameboy-geant1

Leonardo Lopes, de Brasília/DF

Leonardo Lopes, de Brasília/DF

Tá na hora de apagar as velinhas ( para os niko Bellic de plantão me refiro a velas e não pobres velhinhas!)… E cantar aquela musiquinha… Parabéns! Parabéns!

É isso ai pessoal! Nosso querido Game Boy, ou Classic “Tijolão” Game Boy como também é conhecido no mundo gamer completa 20 anos em 2009. A galera mais “old” com certeza vai ter o seu momento retrô ao se lembrar de clássicos como Pokemon, Zelda Link Awekening, Tetris e uma infinidade de jogos que transformaram a indústria dos games como a conhecemos hoje.

Desde Seu lançamento, a família Game Boy já vendeu mais de 200 Milhões de aparelhos mundo afora (lembrando que o grande sucesso atual: Nintendo DS não faz parte dessa contagem) em suas diversas versões. Para os esquecidos de plantão vamos relembrar um pouco de cada uma das versões do Game Boy.

game-boy-classic-logo

O vovô de todos. Lançado em 1989 e fabricado até 1995. Possuía incríveis 3,59 Mhz, 8-bits, tela monocromática e vinha com o jogo Tetris incluso. Foi lançado custando cerca de 100 doletas.

 

gbpocket

 

Em 1996 a Nintendo decide lançar o Game Boy Pocket. 30% menor que o original, tela com brilho mais intenso e definida e com consumo de apenas duas pilhas “AAA”

que o deixava mais leve e permitia que fosse realmente “portátil” ( mas que eram caras pra caramba!).

 

gameboylightbox

Em 1997 é lançado o Game Boy Light. Com o único adendo de possuir uma luz interna, que cá entre nós… Fazia uma grande diferença nas jogatinas noturnas. ( mamãe reclamava se eu ficasse jogando até de madrugada, então o que eu fazia? Simples. desligava a luz e jogava debaixo da coberta. ^^)

 gameboycolor

1998 houve a grande renovação! O Game Boy se transforma em Game Boy Color e passa a ser colorido (Dã! é mesmo? Pensei que o nome tinha outro motivo ¬¬’) e ainda os jogos antigos passavam a ter novas possibilidades de cores (Tudo bem que ficavam horríveis, já que só permitia uma cor, mas tudo bem, o que vale é a intenção).

Outra grande mudança foi a inclusão de uma tela de LCD de baixo consumo, (As pilhas agradeciam!) além de uma conexão infravermelha para a transferência de arquivos.

 

gameboy_advance

Em 2001 a Nintendo resolve chutar o balde e mudar totalmente a formula com o Game Boy Advance! A começar pela forma que os botões são alocados no aparelho, passando a ficar nas laterais, além da inclusão dos botões R e L. Além de retrocompatibilidade com jogos dos modelos anteriores, alguns jogos podiam ser jogados por até 4 jogadores via Gam link. Com uma paleta de cores muito superior e uma GPU de 32-bits o Advance podia reproduzir jogos com gráficos lindos (Quem se lembra do Golden Sun? *__*). 

 gbasp-apocviolet

Dois anos após o lançamento do Advance a Nintendo resolve voltar ao formato original do Game Boy, lançando o Game Boy Advance SP. Ele não possui praticamente nenhuma diferença do Advance a não ser o formato e a possibilidade de abrir e fechar como um celular de flip. Ah! E também possuía uma bateria de Litiun, o que acaba de vez com os gastos com pilhas… Nossos bolsos agradeceram Nintendo!

 gameboy-micro

Em 2005, já com o DS vendendo absurdos, a Nintendo coloca no mercado o Game Boy Micro. Ele é praticamente um Advance, mas com algumas perfumarias para deixa lo mais Next-Gen. Como frente destacável e disign futurista. Não foi um grande sucesso, vendendo cerca de 2,5 milhões de unidades mundo afora. 

Como a Nintendo já deixou claro em vários pronunciamentos, o Nintendo DS não é um sucessor do Game Boy. Então ainda fica sempre no ar a possibilidade do anuncio de uma nova versão do nosso quero “jogo de garoto”.

LEITOR NORESET
Você quer mandar um texto? Envie a sua proposta para onoresetmail@gmail.com que a nossa equipe vai revisar e postar os melhores textos do maior blog de fuleiragens e chinelagens da internet.

7 Respostas

  1. Marcou época com certeza. Para as pessoas que nunca tiveram um GB como eu, o jeito era ficar jogando nos emuladores e secando o portátil alheio rs.

  2. Eita, um leitor-colaborador aqui da minha cidade! Que lindo! =D

    Adorei o post sobre o Gameboy, muito show! E o mais lindinho era o Gameboy original! Gosto dos coloridos também, principalmente do amarelão. xD

  3. Eita ferro, to meio traumatizado pelo fato de até hoje não ter nenhum console portátil. Estou ficando só nos emuladores por enquanto hehehe

  4. sabe eu sou doida por game boy qualquer cor pra mim tem que ser rosa ou azul tem que ser novo sem nenhum arranhão sem nenhum rabisco eu gosto muito de game boy eu tinha um mas me roubaram por isso que eu quero um qualquer cor rosa azul amarelo vermelho não importa a cor eu gosto desse game eu tenho um amigo que tem um só que o dele é usado só que dele trava por isso que eu quero novo.

  5. Um dos piores que eu acho que lançaram foi o Gba classic por que não havia iluminação, já o Sp não tinha entrada pra fones… essa nintendo ¬¬’…
    Mas enfim tenho um Gba Sp com Ez Flash iv e é excelente!!!

  6. Eu por exemplo,tenho um GBC azul mtu legal, tenho 9 jogos e

    o q mais gosto é donkey kong

    OBS meu GBC é praticamente novo pois adora tanto q nao tem nenhum arranhão,e limpo toda vez dps q jogo

  7. Eu tenho um GBC, é mto maneiro, foi o melhor game portatil que já fizeram, jogo pra caramba o Harry Potter e a Pedra Filosofal!!

Deixe um comentário

