• _

Buemba! Jogos de WiiWare precisam atingir meta de vendas

noreset_plantao

grafico

gustavooliveira_profileOlha povão, eu juro que queria colocar uma fotinho melhor pra ilustrar o post, mas não tive a menor ideia do que colocar. Mas isso não importa, o que importa é que a casa caiu pros lados da Nintendo.

O lance é o seguinte: a  Big N foi acusada recentemente de estabalecer uma meta mínima de vendas para que as empresas produtoras de jogos do WiiWare (o serviço de vendas de “pequenos” jogos on-line) possam receber os devidos royalties. A empresa, obviamente, negou.
Mas como diz o ditado, “não há nada encoberto que o tempo não descubra” (Que bonito! Eu escrevi isso? Caray!) e dessa vez, um certo alguém foi remexer a bosta para ver se fedia mais. E fedeu. (Isso sim fui eu que escrevi, tenho certeza!)

Esse certo alguém é o Kotaku, que entrou em contato com “uma produtora familiar ao assunto” para esclarecer informações. Os caras descobriram que essa história de royalties não somente é verdade, como descobriram o esquema de vendas. Vejam só:

– Caso o game seja lançado nos EUA e tenha mais de 16MB, deve ter mais de 6 mil Downloads.
– Caso seja menor de 16MB, deve chegar à marca de4 mil Downloads.
– Na Europa, o número é reduzido pela metade em ambos os casos.
– Assim que a meta é atingida, a produtora recebe 65% dos lucros obtidos até então. A produtora continua recebendo os lucros posteriores.
– As produtoras tem 2 anos para atingir a meta de vendas.

Os nintendistas vão chiar, mas isso me cheira muito à filhadaputagem, porém, parece que a fonte anônima consultada pelo Kotaku não concorda comigo:

“Estamos preocupados que as notícias sobre as metas estão gerando uma onda de mídia negativa. O espírito das metas nunca foi prejudicar as produtoras – foi, até onde podemos contar, um mecanismo de controle de qualidade, para prevenir que o serviço seja inundado por jogos ruins. Das estatísticas que temos visto ou ouvido falar, a meta é facilmente superada no primeiro dia, ou, ao menos, na primeira semana, para muitos games”.

Ok, em teoria o todo poderoso controle de qualidade da Nintendo é tão bosta quanto o da Globo. Ora minha cara Nintendo, geralmente quem produz jogos para WiiWare são produtoras médias e/ou pequenas. O pior é quando empresas grandes ou até mesmo a própria Big N produz os games que aparentemente não passam por tal controle de qualidade, não é mesmo?
Tem muito dono de Wii que conheço louquinho por um jogo realmente bom. Outros, cansaram de esperar e já trocaram seus consoles branquinhos que “mexe-mexe” pela concorrência, que parece ter controle de qualidade muito maior.

Algum porta voz da Nintendo quer comentar a respeito? Só deixar o comentário aí embaixo.

INFORMAÇÕES COM GAMETOTAL

Anúncios

2 Respostas

  1. Eu não sou porta-voz, mas posso comentar? =)

    Concordo sobre os últimos parágrafos. Tem muito lixo no Wii que sai em disco. Cadê o controle de qualidade pra barrar porcarias como Carnival Games e Hanna Montana? Aliás, se for ver em quantidade, tem muito menos porcaria no WiiWare do que em mídias físicas pro Wii.

    Eu acho filhadaputagem. Além disso, quem compra um Wii só pra jogar Wii Sports e Wii Fit nem deve saber conectar o console na rede pra baixar alguma coisa.

    Ou seja, enquanto Carnival Games vende milhões, World of Goo e outras pérolas vendem bem menos. Belo controle de qualidade, hein, Nintendo?

  2. Filhadaputagem total!

    E que monga a pessoa consultada pelo Kotaku!

    O espírito das metas nunca foi prejudicar as produtoras…

    F*da-se o espírito das metas! Isso prejudica sim as produtoras! Se uma empresa X não atingiu a meta, ela simplesmente não recebe os royalties? Onde está o respeito à propriedade intelectual e aos caras que gastaram seus neurônios trabalhando no jogo? Sinceramente, se eu fosse manda-chuva de uma produtora dessas, não aceitava esse tipo de contrato. =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: