• _

Cultura otaku e jogos andam juntos

noreset_analise

wesleypiresOlá fanboys, gamers, otakus e whatever!

Antes de mais nada, o que é Otaku, caro Wesley?

Otaku é uma palavra japonesa, usada para designar os fâs de determinado assunto. Aqui no ocidente, o termo é usado para fâs de anime, mangá, tokusatsu e cultura japonesa em geral. Esta definição é da Wikipédia. Concordam ou não concordam?

concordo

E vocês já foram a algum evento de anime e mangá? Nesse tipo de evento, costuma ter exposição de mangás, anime, filmes, shows, venda de acessórios, jogos e roupas para cosplays. Também há a apresentação de cosplays, vocês se lembram não é?!

 

Melhor não lembrarmos disso
Melhor não lembrarmos disso

Mas a melhor parte: os jogos. Não importa quão pequeno seja o evento, sempre há um espaço para jogos. Afinal, todo otaku é gamer, e vice-versa. Os jogos que costumam rolar mais são jogos baseados em animes famosos, como Naruto, Bleach, e outros títulos, como Soul Calibur, Metal Gear Solid, e é claro, Guitar Hero.

live

Tendo em vista a fama desse jogo na comunidade otaku, os eventos que acontecem sempre rola algum concurso de Guitar Hero. No ultimo evento quer eu fui, a organização visou bastante o publico mais casual, e trouxe para o evento um Nintendo Wii. Nesse dia, tinha sido meu primeiro contato com o console e seu Wii Remote. Na ocasião, joguei dois jogos: Mario Kart e Super Smash Bros: Brawl. Pelo pouco que joguei, afirmo que para os jogadores hardcore não é uma boa, em virtude dos poucos títulos de franquias famosas, porem se você quer diversão com fator alto de replay, é uma boa, alem de ser uma ótima oportunidade de inserção aos que ainda não estão familiarizados com vídeo-game.

criancas-ps2

Mas para mim, o ponto alto destes eventos são os consoles antigos. Sempre me deparo com um Super Nintendo dando sopa, normalmente rodando jogos como Ultimate Mortal Kombat 3 ou Super Street Fighter II. Para ver que mesmo tantos jogos novos saindo do forno, os jogos old-school ainda prendem a nossa atenção.

 

Old-Scholl rulez!!!

Vale lembrar que com os portáteis ganhando notoriedade, já são normais os eventos desse tipo serem ponto de encontro para jogadores trazerem seus Nintendo DS ou PSP para jogarem em conjunto.

portateis

Agradecimentos especiais a minha amiga Andressa França, que me forneceu fotos de eventos para o artigo.

16 Respostas

  1. Primeiraa!!! E fico legal teu artigo! Atrações a parte, os consoles antigos ainda continuam sendo os melhores! ^^’ Minhas fotos *__* \o/

  2. Peraí Wes, revisando sua frase:

    Afinal, todo otaku é gamer, e vice-versa.

    Calma lá, todo otaku é gamer, mas nem todo gamer é otaku.

    hahahah xDDD

    @Andressa

    Vou falar pra diretoria te contratar como nossa repórter fotográfica! Adorei as fotos! \o/

  3. E MEO DEOS, que cospobre tosco de caixa de papelão e fita crepe é aquele???????

    ahuheihaeiuaheiaheaheiauehiauehiaehaehhh

    Sério, eu adoro demais os cospobres! Quanto mais bisonho melhor! xD

  4. @Rebeca
    digo isso pois mesmo os que gostam só tipo de dragon ball ou de jaspion por exemplo, pode se considerar otaku. Quem ai nunca viu Dragon Ball?!
    Como eu disse acima, otaku não se restringe a apenas desenhos ou quadrinhos japoneses, é beeeem vasto o significado de otaku.

  5. Até mesmo na Wikipedia, o real significado de otaku na lingua japonesa seria aficcionado por algo. Então, os aficcionados por Games tambem são otaku. Mas grato pelo toque, Bebs. Muitos levariam o termo só pelo lado anime e mangá, eu que quis englobar o real significado.

  6. @Rebeca

    Contratar??? xD

    ===
    Cospobre é massa!

  7. Existe mesmo uma ligação, mas em relação à animes e games, nem todo mundo curte as duas coisas. E existem também os gamers que assistem animes de vez em quando, e os otakus que são gamers casuais. Mas grande parte acaba curtindo as duas coisas mesmo!

    Agora, Wes, você ficou pra ver os campeonatos de Smash Bros? Mario Kart tá zoado mesmo, mas Smash Bros ainda tem muita lenha pra queimar pro lado dos jogadores hardcore.

    (Eu nem sei como aqueles malditos conseguem lutar FORA das plataformas…)

  8. @Uehara
    Ih rapaz, pior que não chegou a rolar Campeonato de Smash Bros por aqui. A galerinha tá mais centrada em Guitar Hero. Mas é verdade, boa sugestão e.
    E realmente sem querer acabam curtindo as duas coisas os gamers e otakus. Nem que seja um pouquiiiiinho, mas ainda sim, todo otaku é gamer e vice versa.

  9. p!@#! pq que eu nunca achei nenhum evento desses aqui seria otimo poder me reunir com os amigo e ir para um lugar desses o maximo que nos vamos e para casa de um ou de outro e levar os consoles e ficar jogando.

  10. Eu tava zuando, Wes! heheheh xD

    É porque no Japão o significado de otaku é mais abrangente, mas é usado de maneira pejorativa. Eles usam pra designar aquelas pessoas que são aficcionadas por algo de maneira obsessiva, a ponto de quase viver em função daquilo. Por exemplo, um gamer que vive trancado em casa horas e horas por dia preso ao videogame, quase sem vida social. Aqui no Brasil que a galera se apropriou do termo e o suavizou, usando pra designar as pessoas que gostam de games, animes e cultura japa em geral. =)

    Daí por isso que eu zuei, pois somos gamers e gostamos de animes, mas não somos obcecados! hahahahah

  11. Exato, eu peguei toda uma parte que é meio otaku.
    Ah sim, pode contratar a Andressa, eu deixo. Hehehehe

  12. Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Eu ainda tenho o meu velho, arrebentado e sujinho SUPER NINTENDO HEHEHEHE.

    E confesso: sou viciado msm em consoles, arcades, portateis e tudo ligado a game manias….

    Alguem se lembra de Top Gear? Pokemon Red e Blue?

    Super Mario 64? Resident Evil 2? Tomb Raider?

    Ogre Battle? do Ótimo Mortal Kombat II pro Mega Drive?

    do Sonic? e do Alex Kidd, alguem lembra?

    Pois e….sou antigo…. fazer o que ne? hehe

  13. Ah Tio bruno, jogo antigo é comigo mesmo, heheheh.

  14. que coslixinhu é akele mano? D: sjasahuahs cos favelado rs

  15. Entrem em meu site, e vocês entenderão mais.
    http://www.otaku.com.br
    Dante Marinho

  16. eia heverton

Deixe um comentário

