• _

Gilberto Gil visita a Campus Party Brasil 2009

noreset_especial
campuspartylogo
3213883120_76d6681305
cidocoelhoO ex-ministro da Cultura apresentou sua visão otimista das novas tecnologias na abertura do espaço de Inclusão Digital.
Após o entusiasmo proporcionado pela palestra de Tim Berners-Lee, os participantes da Campus Party Brasil 2009 ainda contaram na tarde desta terça-feira com a presença de Gilberto Gil. O ex-ministro da Cultura fez parte das atividades do espaço Inclusão Digital do evento e deu uma palestra “ilustrada”, junto a Claudio Prado, ex-coordenador de Políticas Digitais do Ministério da Cultura. A abertura do espaço teve a presença do ministro interino da Cultura, Roberto Nascimento, e de Clarice Coppetti, vice-presidenta de TI da Caixa Econômica Federal.

“É impossível democratizar a cultura do País sem pensar em uma universalização tecnológica”, salientou Nascimento, destacando os Pontos de Cultura e as discussões das adequações das leis de incentivo à cultura às novas tecnologias como exemplos de ações do MinC relacionadas à inclusão digital.

Já Gil apresentou sua relação com a tecnologia desde a infância até os dias de hoje, intercalando sua fala com músicas que sintetizaram cada fase da sua vida pessoal e profissional. “No ano passado, eu estive aqui como ministro e falei sobre a necessidade da politização das tecnologias, mas hoje quero abordar, do ponto de vista pessoal, o temor que existe de que as corporações detenham as designações do que seja a Internet e as novas tecnologias.

A discussão que devemos fazer é sobre o papel da sociedade no mando dos rumos do uso e do significado dessas tecnologias”, avaliou o músico, que brindou o público com canções como “Procissão”, “O Luar”, “Domingo no Parque” e “Cérebro Eletrônico”, enquanto contava sua trajetória, desde a infância na Bahia, passando pelos tempos em São Paulo, o exílio e os recentes trabalhos.

“Somente a partir do disco Quanta é que passei a ter uma visão mais otimista da tecnologia, entendendo que ela podia estar a serviço do homem, ser uma tecnologia humanizada”, acrescentou.

rodape_noresetnet3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: