• _

O ano começa com o DSi na preferência dos japoneses

noreset_gamenewsgraficovendasnojapao11012009
Cido CoelhoO ano nem começou e o novo DS da Nintendo pernanece no topo das vendas no Japão. Quem disse é a Media Create, que divulgou no seu raking semanal o desempenho das vendas dos principais consoles e portateis, no período de 29 de dezembro de 2008 até o dia 4 de janeiro de 2009.

O Nintendo DSi, que tem câmera e leitor de cartão de memória vendeu desde o seu lançamento, em novembro, mais de 1,4 milhão de unidades. O portátil da Sony mostrou um bom desempenho na virada do ano e isso pode ser creditado ao game Dissidia: Final Fantasy, que foi o jogo mais vendido do Japão no período.O jogo coloca os persopnagens da saga Final Fantasy para brugarem numa arena. Por isso, por enquanto a Sony passou uma rasteira no console da Big N.

INFORMAÇÕES COM FINALBOSS E MEDIA CREATE
rodape_noresetnet3
Anúncios

5 Respostas

  1. Cara, os japoneses são muito preconceituosos com o que vem do ocidente! Como pode, um videogame que quase não recebe mais jogos (acho que o último grande foi Persona 4) vender quase o mesmo tanto que o 360, que tá cheio de JRPGs? Bom, por um bom tempo até o GameCube vendeu mais que o 360, então acho que já é crônico…vamos ver se a Square tem algum sucesso em empurrar os jogos da Ubi pra eles.

    PS: Só eu que achei esse DSi da imagem estranho? Acho que é a vista cansada depois de tentar vencer o Bioshock de PS3 no tempo de uma locação (com sucesso, pelo menos)…Aliás, falando nisso o DS representando o Lite é um Fat, não é? Meh, who cares? Vou dormir um pouco…

  2. Bom, é questão de cultura, né? Pra eles, deve ser a mesma coisa que se um time argentino viesse disputar o campeonato brasileiro. Não faz muito tempo que o ocidente começou a produzir jogos de console, então pra eles, que se acostumaram a jogar jogos caseiros a vida toda, deve ser meio difícil imaginar que jogos ocidentais podem ser tão bons ou até melhores que os orientais.

    É a mesma coisa no futebol, ainda tem muita gente que acha que só brasileiro sabe jogar futebol. Questão de costume e cultura.

  3. Eu ia falar exatamente o que o Uê disse, questão de costume e cutura. =)
    Tanto que a Microsoft nunca consegue bater a Sony no mercado japa.

  4. Sim, mas o que me espanta é que nem com o Xbox tendo os melhores jrpgs, não consegue conquistar uma parcela aceitável do mercado japonês. Ou seja, tem o que eles gostam (tá, atualmente eles têm se mostrado mais fãs de casuais do que qualquer outra coisa), mas eles se recusam a aproveitar porque o vg não é japonês. Ou seja, não estamos falando de japas jogando Guitar Hero ou Halo, mas os RPGs que eles sempre gostaram e fizeram bem. De qualquer forma, não facilita quando o Kojima lembra sempre que as criações orientais estão perdendo espaço no mercado em geral (de games, claro). Bom, de qualquer forma essa concorrência é sempre vantajosa para os gamers, só acho interessante observar esses comportamentos. Aliás, acho que vou ficar mesmo com a opinião de que eles agora só enxergam jogos casuais, Monster Hunter, FF e DQ.

  5. Jogos casuais não vendem bem só no Japão, sabe? =)

    Tirando isso, então podemos dizer que no ocidente só se vende jogos de tiro. Como eu disse, é questão de cultura. Lá eles gostam de JRPGs, aqui a gente gosta de atirar em coisas. Jogos como Halo e Gears, os sucessos do Xbox 360, são jogos de tiro. E o que vende console são seus jogos exclusivos, certo? O que pode ser um “jogaço” pra você, pode não ser pra um cara do outro lado do mundo. E o que é jogaço lá pode ser ruim aqui.

    Ora, eu tô desse lado do mundo e nem curto muito jogo de tiro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: