• _

Popeye tornou-se domínio público na Europa

noreset_anime

Na Europa o marinheiro pode ser usado numa boa, mas por aqui o bicho ainda pode pegar nos tribunais

Na Europa o marinheiro pode ser usado numa boa, mas por aqui o bicho ainda pode pegar nos tribunais

Cido CoelhoO comedor de espinafre mais famoso dos desenhos animados tornou-se desde o primeiro dia de 2009 domínio público na Europa.

Segundo o jornal britânico The London Times, os desenhos da saga de Popeye, Brutus, Olívia Palito e sua turma não pertencem mais ao seu criador, Elzie Segar, que morreu há 70 anos.

Desde sua criação, 1929, o marinheiro vegetariano já faturou cerca de R$ 5 bilhões em vendas anuais. Agora, na União Europeia, podem ser usados os desenhos do Popeye em camisas, brindes, camisas e muitos outros souvernis e bugigangas sem ter que pagar os direitos autorais.

Até agora isso é bom, porém, tem um problema. Nos Estados Unidos os direitos do desenho estão protegidos até o ano de 2024, já que nos States a lei protege os direitos do criador até 95 anos pós-morte.

O outro jornal britânico – The Times – publicou que o impasse de utilizar a imagem por europeus para outros países, sem interferir na proteção norte-americana será um problema.

Pois nos EUA os direitos são da King Features, do Grupo Hearst.  Por isso, vai ter início de um estudo de caso nos tribunais internacionais.

Veja abaixo o primeiro episódio do marinheiro vegan que foi publicado no You Tube:

rodape_noresetnet3

Anúncios

4 Respostas

  1. Eu sou contra isso, uma propriedade intelectual deveria ser passada para a família assim como um bem qualquer. Quer dizer, o cara tem uma idéia genial e constrói sua carreria em cima dela, depois que ele morre, esse patrimônio deveria ser passado de geração pra geração.

    Imagina quando o Mario virar domínio público, vai ter jogo dele no PlayStation 59! Um absurdo!

    PS: Cido, desde quando Popeye é anime? =)

  2. Esse lance de propriedade intelectual é complicado.Caso parecido é o lance com o Zacarias, dos trapalhões. A Globo não tinha pago os direitos de transmissão dos trapalhões para a familia, e depois a familia proibiu a transmissão dos filmes (acho que foi isso mesmo, se não me engano).
    E Popeye eu nem sei em qual categoria de desenho, mas anime não é.

  3. É complicado isso mesmo, Uê. Aqui no Brasil também perdem-se os direitos autorais passados 70 anos da morte do autor da obra. Os descendentes do autor só podem usufruir da propriedade intelectual dentro desse período. =/

  4. discordo de vc uehara. se seguissemos seu pensamento branca de neve ainda seria da familia de quem criou. 80 anos depois da morte do autor é mais que suficiente para a familia explorar. e quanto a mario… bem se shigeru miamoto morresse hoje ele so estaria em dominio publico em 2091…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: