• _

Zeebo: brasileira Tectoy lança o quarto videogame da nova geração

noreset_caray
zeebo_1
Cido CoelhoCaros, será que podemos dizer “temos orgulho de sermos brasileiros”? A Tectoy diz sim, nós temos orgulho.
O mercado global de games se surpreende com o anuncio daquela que foi representante brasileiro do console da Sega na “Guerra dos 8 e 16 bits”, com o Master System e o Mega Drive, e agora anuncia um novo console para peitar a família PlayStation, Xbox 360 e Nintendo Wii.

Zeebo, é o nome do console desenvolvido pela Tectoy e a americana Qualcomm. É o primeiro console do mundo que dispensa mídia (e a pirataria), pois o sistema será baseado na internet. E claro é o primeiro console do Brasil a altura dos japoneses (Sony e Nintendo) e yankees (Microsoft)

Vou usar um exemplo que eu li no texto da Clarice no Girls of War: é um videogame com PlayStation Store e Xbox Live embutido sem a possibilidade de usar DVD, BD (Blueray Disc) ou algum tipo de mídia.

A empresa brasileira demorou dois anos e gastou US$ 17 milhões para desenvolver o projeto.  Mudou o nome da empresa nos Estados Unidos de Tectoy of America para Zeebo Inc e junto com técnicos na California, com técnicos especialistas de Israel, China, França, Argentina, Japão, Estados Unidos, liderados pelo Brasil chegaram neste conceito de console.

EA vai produzir Need for Speed para o console brasileiro

EA vai produzir Need for Speed para o console brasileiro

Com isso, o foco da Tectoy serão os 4 maiores países em desenvolvimento – conhecido como Bric – Brasil, Russia, Índia e China, e vencer a luta contra a pirataria,

Para comprar os jogos, você tem que comprar créditos, como um celular pré-pago, e na rede ZeeboNet 3G, que no Brasil a rede será mantida pela Claro, você seleciona os jogos e compra. O cartão de créditos se chamará Z-Creditos (Credits) e tem valores de 20 Z-Credits a 100 Z-Credits. A promessa é de que os jogos custarão a partir de 10 a 30 reais.

A rede ZeeboNet 3G não funcionará pela internet convencional, com cabos e bandas largas. Mas sim por meio de Wireless (conexão sem fio). Você conecta o Zeebo no televisor e o proprio console acha o sinal da rede para acessar a central Zeebo.

Para a Tectoy é será uma revolução na forma de comercialização de games.

“Nosso modelo de comercialização de jogos é revolucionário e corajoso, não abre espaço para a pirataria e oferece uma experiência inovadora para os consumidores”, ressalta o presidente da Tectoy, Fernando Fischer.

especificacoes_zeebo

Quake estará presente no Zeebo do Brasil

Quake estará presente no Zeebo do Brasil

A Capcom, Electronic Arts, Sega, Namco, id Software e Activision prometeram embarcar no Zeebo. A Tectoy afirma que em 2009 a fabricante brasileira (quem diria) de games terá 50 jogos em 2009 no novo console.

Além disso a empresa brasileira está trabalhando num novo controle, o “acelerômetro” terá funções semelhante as do Wii Remote.

A Tectoy prometeu um preço acessível ao console, que deve chegar primeiro no Brasil, custando R$ 600 reais. E a princípio o Zeebo vai ter como rival o PlayStation 2 da Sony, que fabricará o console no Brasil, mas a brasileira quer alçar vôos mais altos.

Em dezembro a empresa espalhara por aí vários Zeebos para os brasileiros conhecerem a peça de perto e assim para ser lançado em março para todo o Brasil.

Parece até intuição. Um dia desses eu e o senhor Gustavo estávamos passeando pela avenida Paulista e disse justamente isso: jogo de video game no Brasil não pode custar acima de 30 reais e no máximo, estourando 50 reais. Pois jogo acima de 100 mangos com certeza, vai alimentar a pirataria porque ninguém, com um poder aquisitivo médio vai torrar 250 reais em um jogo sendo que cada um tem suas prioridades e compromissos.
A proposta do Zeebo é sensacional, ao mesmo tempo que mostra o poder tecnológico do Brasil, ao mesmo tempo demonstra que podemos fazer o nosso próprio console. O projeto tem tudo para dar certo é inovador e ele é equivalente ao PlayStation One e PlayStation 2. Além disso, as grandes produtoras estão de olho no console brasileiro porque com isso pode abrir uma baita oportunidade para a expansão do mercado de games no Brasil.
A Sony chega tarde com a fabricação do PlayStation no Brasil, mas está chegando e aos poucos eu vejo que a industria de games mundial olha para o Brasil com mais respeito e atenção maior.

Estou torcendo para que o Zeebo decole. Vamos dar um crédito para a Tectoy? Pensem nisso…

Confira a galeria do Zeebo

Veja também o vídeo da coletiva da Tectoy sobre o lançamento do Zeebo

rodape_noresetnet

Anúncios

6 Respostas

  1. Como eu falei no blog das meninas, acho super válidas e bacanas essas iniciativas e acho o máximo qualquer coisa que faça o nosso mercado de games crescer!
    Agora, pra ser sincera acho difícil o Zeebo competir com o PS2. Começando por esse preço de 600 reais. E também o PS2 já tem uma base solidificada, com uma vantagem enorme de títulos conhecidos e tudo mais. E acho difícil o povo preferir baixar games em vez de ir ali na feirinha do lado comprar o cd/dvd por 20 reais ou menos.
    Acho mais fácil a Tectoy, num primeiro momento, tentar conseguir um nicho paralelo, em vez de abocanhar o nicho da Sony e companhia.

    Maaaasss, apesar de tudo, torço para que dê certo e atraia investimentos pro mercado nacional.

    PS: Achei bacana esse sistema de download de games, seria legal se consoles das futuras gerações se utilizassem dele. Ou de qualquer outro esquema que baixasse o preço dos games originais, que é caro demais. ¬¬º

  2. Vou usar a mesma explicação q eu uso para o Linux não decolar, a pessoa olha um pc com o Linux não reconhece os elementos que ele viu nos computadores dos vizinhos, amigos e etc e diz q o sistema não presta, colocando por cima o XPirata.

    No Zeebo será quase a mesma coisa, as crianças terão curiosidades, mas se não tiver o WE, ou popularmente conhecido futebol do “praystation”, não irá prestar até pq um jogo de 50 mb num game de futebol realístico, não dá.

    Vi que terá Fifa, mas como será?

    Quero que essa iniciativa dê certo, porém com o ps2 a preço mais acessível, uma base instalada maior, maior quantidade de título e a pirataria a todo vapor pelo país, não sei se o video game brasileiro vai vingar.

  3. Acho que é um bom caminho o que a Tec Toy está trilhando, principalmente já que a empresa permaneceu na ativa dentre os altos e baixos do mercado, desde do Master System.

    Estou torcenco muito e digo mais; Dependendo da situação vou adquirir este console.

    Por que não?

  4. Involuntariamente (ou não) antes da venda o Zeebo virou o motivo de toda e qualquer especulação em relação a novos consoles, gamers do Brasil, concorrência com PS2, entre outras temáticas. Não boto muita fé nele, tendo em base a concorrência. Mas como eu disse tambem no blog das garotas guerreiras, a premissa dele é interessante, e acho que ele vai ter um certo publico.

  5. Na verdade o público alvo do Zeebo são crianças entre 10 e 13 anos. É claro que qualquer um que comprar o aparelho será bem vindo para a Tec-toy, mas o foco deles é em gamers menos antenados, desses que não compram revistas e não frequentam blogs de games. Esse público menos antenado será indusido à uma cultura onde toda informação sobre games que eles conhecerem chegará até eles pelo próprio video game, realizando uma “lavagem cerebral” pra criar verdadeiros amantes da nova plataforma. Pode até não dar certo, mas a idéia é genial e certamente será copiada pelas demais empresas do ramo assim que for tecnicamente e economicamente viável. Seja como for, to torcendo pra molecada prestigiar esse aparelho. vamos ver no que dá…

  6. Inacreditável isso tudo…….. vi um dia num site que a sony acreditava que no futuro o playstation 4 nao utilizaria midia nenhuma e que muitos se assustariam……………..mas uma fabricante brasileira tem essa idéia genial, acho que este zeebo terá mais jogos a cada dia e vai estourar lá fora tbm……..a idéia é boa, os jogos e graficos não são ruins, preços acessiveis, rede disponivel para todos e jogos em rede imagine…………..jah no ps2 nao dava para jogar on-line se o jogo fosse pirata,……………já sou fã do zeebo tbm quero um deste!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: