• _

A saga dos “Filmes de Videogame”

É só sair a notícia de mais um filme baseado em um game para a comunidade gamer torcer o nariz desconfiada e sair catando informações na internet – qual estúdio vai produzir, qual será o diretor, quais atores foram escalados, etc.

Isso porque, como todos sabemos, o histórico dos games transformados em filmes não é dos mais animadores.

Seja por roteiros mal construídos, atuações fracas, cenários e figurinos pobres ou vários outros fatores, a verdade é que na maioria das vezes os game movies deixam a desejar.

Felizmente, de uns tempos pra cá, parece que os estúdios estão prestando mais atenção no segmento e sacando que pode ser bem lucrativo. Com maiores investimentos, as produções estão ficando melhores. Mas até hoje não saiu um filme que deixasse os gamers boquiabertos.

Dois dos futuros game movies que estão me deixando esperançosa são Onimusha e Prince of Persia. Quanto ao primeiro, um dos motivos da empolgação é o próprio Takeshi Kaneshiro interpretar o protagonista Samanosuke.

Além de já ter emprestado a voz e a atuação ao personagem no jogo, o cara é bom ator mesmo (e lindo!). O diretor será Christophe Gans, o francês que dirigiu “Terror em Silent Hill” (foto), considerado uma boa adaptação.

Ele é gamer declarado e fã da série de samurais, portanto o filme deve atingir o mesmo nível de Silent Hill, no mínimo.

Em relação a PoP, as imagens liberadas mostram que pelo menos os cenários e figurinos estão sendo cuidados com carinho.

Na lista dos game movies já lançados há: clássicos toscos como Street Fighter com o Van Damme e Double Dragon; clássicos menos toscos como Mortal Kombat; alguns desastres como Alone In The Dark e BloodRayne; e filmes melhor produzidos como os dois filmes de Tomb Raider, os três de Resident Evil e Silent Hill. Isto apenas citando os mais conhecidos, deixando as animações de lado.

Na lista dos que ainda serão lançados há nomes de peso como Metal Gear Solid, Castlevania, God Of War, Halo, Tekken, Metroid, Soul Calibur, Sonic e Devil May Cry.

A listagem completa pode ser checada na Wikipedia.

PS: A franquia Mortal Kombat foi convertida, também, para a tela pequena. Alguém aí, além de mim, assistiu a série de tv Mortal Kombat Conquest? O foco é a vida de Kung Lao após vencer o torneio, o que impediu Shao Kahn de dominar a Terra. Frustrado, o imperador de Outworld passa a enviar seus guerreiros para matar o monge, que se defende dos ataques junto de seus amigos Siro e Taja. Era um seriado simples, de baixo orçamento. Mas eu achava muito legal e, dentro das possibilidades, bem feito.

Pra quem não conhece, veja abaixo o trailer:

11 Respostas

  1. opa!
    MK eu curti…

    Não gostei muito do terceiro resident, que aliás, foi o post de estréia do NR…

    Ah… quanto tempo…

  2. Dois games que eu adoraria ver na telona são o clássico das antigas Streets Of Rage e Galerians, do PSOne. Galerians, particularmente, eu acho que daria um grande filme, se bem feito. Um outro filme que vai ser produzido e quero ver quando sair é Fear Effect. Acho que a história do game tem potencial pra dar uma ótima adaptação. =)

    E vocês, quais games gostariam de ver em filme?!

  3. Rebeca, não esqueça também da adaptação recem-lançada de Max Payne, com o Mark Walberg (ou Marky Mark se você estava lá, nos anos 90) no papel principal.

    Mais um que, dizem as más linguás que já viram, é uma bela bo..mba.

  4. Dá pra analisar caso a caso, mas Sillent Hill é um dos meus filmes preferidos, e Resident Evil seria bom se não tivesse a Milla Jojovich (como se escreve isso?!). Mas a maioria dos filmes baseados em games são ruins, mesmo.

    PS: Pra que filme de Metal Gear? O jogo já não é um filme? =)

    PS2: Filme do Sonic?!

    PS3: é pesado e roda blue-ray.

  5. “PS3: é pesado e roda blue-ray.”
    ha h

    Uma risada e meia para o senhor, senhor Fernando Uehara. Eu mesmo já soltei os cachorros no senhor Cido Coelho por piadinhas infames no NR.

    Passe na minha sala até o final do expediente, por gentileza.

  6. Reeeeeeeeebs, como assim você não curtiu Mortal Kombat??!?

    O Gametrailers elegeu os TOP 10 piores filmes gamers na opinião deles essa semana:

    10) DOA: Dead or Alive
    9) Doom
    8) Street Fighter
    7) Wing Commander
    6) Double Dragon
    5) Mortal Kombat> Annihilation
    4) House of the Dead
    3) Alone in the Dark
    2) Super Mario Bros
    1) BloodRayne

    Pra mim Super Mario é o pior de todos EVER, ou Dead or Alive mesmo…

    http://www.gametrailers.com/player/41754.html

  7. @Gustavo: é mais forte do que eu, não dá pra segurar.

    Pô, o primeiro Mortal Kombat foi legal. O Johnny Kage tava engraçadão. Eu tenho o filme em… VHS. Heh.

    Agora, Mario e House of the Dead são os piores.

  8. Carlinha, eu ADORO muitão o primeiro filme de MK! Sério!!! =D
    Eu só o coloquei entre os clássicos menos toscos, pq ele não deixa de ser meio tosco mesmo! heheheh
    Gosto até do filme do Double Dragon, que eu considero altamente trash! hahahah xD

    Mas pra mim a melhor adaptação foi Silent Hill. E apesar das críticas eu gosto muito dos filmes de Tomb Raider e Resident Evil.

    Ahhh, não sei como esqueci de colocar o filme do Dead Or Alive entre os desastres!!!!!!!

  9. O Johnny Cage tava engraçado no primeiro MK mesmo! No começo eu achei aquele ator muito mirrado pra ser o Johnny, mas depois adorei o jeito dele no filme! xD

    Já o Goro, que coisa bizarra era aquela??? Um boneco super mal feitão! Fora que o Goro deveria ter uma cara ameaçadora, mas no filme ele tinha móh carinha engraçada! hahahahahah

  10. Os Resident Evil achei horríveis, Street Fighter então, nem se fala.
    Já o MK – o primeiro – já é mais fiel e Silent Hill pqp, QUE MEDO!!!
    Bloodrayne sem comentários: tive a infelicidade de ver alguns minutos desse filme…afinal,muitos são podres,mas alguns filmes salvam!rsrsrs

  11. ORA QUE

Deixe um comentário