• _

Nintendo pede desculpas pra quem tem massa corpórea avantajada

Aparentemente, os gordinhos que começaram a jogar Wii Fit, se ofenderam com o game.

Porque?

Simples. O game tem uma identificação de Indice de massa corporal que, após alguns rápidos cálculos, determina se você está gordo ou magro. Depois disso, o próprio game monta uma bateria de exercícios para que você fique em forma, sempre determinando a sua “idade corpórea” a cada dia.

O problema é que alguns gamers mais pesados, se emputeceram pelo fato do game confirmar que eles estão acima do peso normal.

O caso de uma menina de dez anos, que também recebeu a mensagem “You´re a fucking fat girl”, deixou a pequena fofinha depressiva, fazendo com que o caso chegasse a Tam Fry, o fórum de  obesidade da Inglaterra, que classificou os cálculos realizados pelo game como “longe de serem perfeitos”. O órgão ainda afirmou que a linguagem utilizada pelo game é “imprópria para crianças”.

A Nintendo, que não é boba nem nada, fez logo a a política da boa vizinhança, pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido com o resultado do IMC.
A empresa também disse que “os cálculos podem não ser extremamente precisos” e que pessoas com IMC normal podem ter outros tipos de classificação devido ao peso dos músculos”.

Peso dos músculos? Sei…

Manifestando minha opinião, confesso que quando Wii Fit foi anunciado, eu achei o game uma baita “Wiidiotice”.

“Exercícios? Pra quê? Videogame não é pra fazer exercício, mas sim, pra jogar”.

Com o passar do tempo, fui mudando minha perspectiva, aos poucos. Após ver alguns vídeos e ler muitas resenhas, criei simpatia pelo game e sua “balança” em forma de prancha, embora , ainda não ache o game muito bom.

Se WF quer fazer as pessoas se exercitarem, acredito que quem não gosta de exercícios ou não gosta de encarar a verdade não deveria comprar o jogo (sabendo que os gringos não tem a melhor alimentação do mundo, diga-se de passagem).

Tomo como exemplo, eu mesmo.

Acompanhe meu IMC logo abaixo e após dar boas gargalhadas, continue comigo no raciocínio:

Altura: 1,89 m
Peso: 68 kg (até ontem)

IMC=  68/(1,89×1,89)= 19,03.

Se consultarmos a tabela de IMC, logo veremos que estou num índice de massa corpórea normal, embora, quase no limiar com o índice abaixo do peso ideal (o que para mim, acabou de ser uma gigantesca surpresa. Nem eu sabia!).

Ainda assim, imagina só se eu, que mais pareço um chassi de grilo, subo na balança do Wii Fit e “devido ao peso dos meus músculos” e aos “calculos imprecisos” o game me diz que estou abaixo do peso ideal. Isso é motivo de chororô? Claro que não. Tenho consciência do meu físico de jogador de truco.

Poderia ser pior. Imaginem só vocês se Cido Coelho resolve subir na balance board? Certamente a prancha, juntamente com o Wii e a televisão iriam para o saco (brincadeira tio Cido, a balance board aguenta).

Acredito então que, se as pessoas querem realmente brincar com a prancha e fazer exercícios de forma divertida e descompromissada, devem abrir a mente e terem consciência de seu peso e estereótipo. Caso contrário, devem passar longe do game, seus cálculos de IMC e as brincadeiras propostas.

Noreset: Fuleiragens e chinelagens, com certeza, é só aqui.

2 Respostas

  1. Jogo é jogo, seu objetivo final sempre é divertir. Nunca que um jogo como Wii Fit vai substituir avaliações de médicos e exercícios adequados em uma academia ou ao ar livre. Acreditar no contrário não é só ingenuidade, é burrice!

    E outra, a menina aí ficar depressiva por causa de um jogo de videogame é um caso tão absurdo quanto o de pessoas querendo processar o McDonald’s por estarem gordas. Não gostou do resultado, pára de jogar!

    Ou vai fazer um regime, sei lá…

  2. É Uehara…

    Acredito que se a pessoa se ofende com o IMC, nem passe perto do game

Deixe um comentário

