Há vinte anos produzir um jogo não era tão caro para as produtoras. Mas, com o avanço da tecnologia foi necessário o investimento em supermáquinas e profissionais bem qualificados.
Isso provoca uma restrição para as empresas produtoras de jogos, principalmente as pequenas.
Um exemplo é a Namco que com o seu mascote – Pac-Man – criado por um funcionário da produtora, a produtora pagou cerca de US$ 3 mil pelos direitos do mascote comedor e a desenvolvedora gastou cerca de US$ 100 mil, equivalente a US$ 215 mil nos dias de hoje com inflação, ou mais de 400 mil reais, para produzir a primeira versão do game e ganhou milhões.
A BBC News publicou um artigo apontando que a produção de um jogo de médio porte para o PlayStation 3 custa mais de US$ 15 milhões, sem os gastos com publicidade.
Com isso, as produtoras não conseguem avançar nos lucros como as fabricantes de plataformas e vê o seu orçamento mais curto ou o fechamento das emrpesas.
Segundo Philip Oliver, CEO e fundador da produtora inglesa Blitz Games, os custos triplicaram devido a complexidade da produção dos jogos, principalmente com os avanços na produção gráfica e de alta definição em que são necessários mais investimentos em tecnologia e pessoal, gerando grandes gastos e aumento nas folhas de pagamento.
“Os custos aumentaram demais na parte gráfica. Nós entramos em uma era de jogos com vídeo de alta-definição. Isso fez com que o tamanho das equipes tivesse que aumentar nessa área, para que novas ferramentas para essa função fosse criadas, e geralmente levando os custos às alturas. Isso está causando de verdade um severo impacto na indústria”, declarou Oliver.
É antes de pensar em fazer uma produtora, pense duas vezes, pois para produzir games você precisa de cada vez mais e mais grana para ser queimada, sem garantias de retorno.
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