• _

Editorial: polêmica Street Fighter IV

Editorial NoReset

Street Fighter IV

Na madrugada de hoje, foi postado uma matéria sobre a polêmica do caso de Street Fighter IV. Isso foi decidido após a conclusão de que se jornalista Douglas Pereira, do Blogeek, havia realmente conseguido as fotos do game através de uma fonte, tinha o direito de fazer a publicação. O NoReset apoiou de forma incondicional.

Após uma apuração jornalística mais criteriosa, mudamos de idéia, porque foi isso que aconteceu.

Para quem não sabe o que está acontecendo (ninguém?), é que o blog brasileiro Blogeek, do jornalista Douglas Pereira, postou na sexta-feira, 07 de dezembro, 2 fotos exclusivas do tão anunciado Street Fighter IV.

Blogeek logoO autor alegou ter conseguido as imagens de uma “fonte anônima”. Os comentários do blog ferveram, enquanto alguns davam os parabéns pelo furo jornalístico, outros reclamavam que Douglas violou o direito de exclusividade da Ziff Davis Media, editora do site 1UP e da EGM americana.

Por volta das 16 horas, o blog ficou fora do ar com a seguinte mensagem:

 

O bicho pegou pro nosso lado.

A intenção não era prejudicar ninguém. Como todo os sites e blogs de notícias, nossa intenção era apenas passar informações o mais rápido possível para os que se interessam por determinado assunto.

Apenas para esclarecer, não tinhamnos contrato de NDA nenhum, e muito menos invadimos qualquer coisa que seja da Ziff Davis para conseguir as imagens. Uma fonte veio e nos passou algumas informações e duas fotos, e nós publicamos.

Embora ainda achamos que não devemos fazer isso, pedimos desculpas a quem quer que tenha sido prejudicado por essa história.

A Ziff Davis continua nos ameaçando, e estamos com medo, é claro. Por enquanto, é isso.

Cerca de Ziff Davis Mediameia hora mais tarde, o autor afirmou que a única intenção era fazer uma cobertura jornalística exclusiva rápida e pediu desculpas se estava prejudicando alguém, pois não era a intenção dele.

A polêmica foi enorme e algumas pessoas condenaram a atitude da empresa americana, alegando censura e abuso de poder de uma gigante sobre um “pequeno blog”.

Hoje pela manhã, a equipe NoReset buscou mais informações sobre o caso. Ao entrar na matéria do site Kotaku, encontramos uma declaração de Dan Shoe Hsu, editor-chefe da EGM americana.

“Caras, que tal um pouco de investigação jornalística antes de nos condenarem? Que tal conversarem antes com a Ziff Davis para obter a ‘história completa’? Esse cara não conseguiu a informação de uma ‘fonte anônima’. Ele é um freelancer da EGM Brasil que finalmente admitiu à eles [a EGM Brasil, filiada à Ziff Davis] que ele não possuía uma fonte anônima, mas sim, roubou a informação de nossos servidores (nós temos logins de IP para isso). Ele usou suas relações de trabalho com a EGM Brasil, roubou a senha, e usou as informações e as imagens antes que nós o fizéssemos. Se um dos redatores do Kotaku, roubasse uma informação para conseguir uma matéria, isso seria bom? (…) O que ele fez foi ilegal, irresponsável e não é isso que um jornalista deve fazer. Por favor… antes de nos condenarem, tavez devessem obter o outro lado da história, certo?”

O Kotaku afirma ter entrado em contato com Douglas Pereira, que não se pronunciou. O fórum do Kotaku tem vários leitores condenando a atitude do brasileiro, alguns xingando, chamando-o de estúpido e idiota, outros ironizando, dizendo que sempre sabiam que “o Brasil é repleto de Blankas” (personagem brasileiro “ogro” de Street Fighter).

Douglas é um dos principais freelancers da EGM Brasil desde 2005. O seu blog (Blogeek), ainda permanece fora do ar.

Não estamos julgando se o Douglas Pereira é o culpado por publicar as imagens ou se a Ziff Davis está certa em ameaçar o blogueiro. Apenas queremos os esclarecimentos dos fatos.

Dessa forma retiramos as fotos publicadas pelo Blogeek aqui do NoReset até que o caso seja solucionado, bem como o devido post relacionado, pois a equipe NoReset preza pela verdade e ética no jornalismo.

Vamos buscar novas informações para esclarecer o assunto.

logonoresetOs editores.

UPDATE: Douglas Pereira declarou há pouco na comunidade da EGM BRASIL no ORKUT (clique aqui) que os leitores não devem ligar para o que Dan Hsu disse. Pereira explica que não afirmou ter roubado a senha e que não possui a senha de acesso ao FTP da Ziff Davis Media.

TEXTOS RELACIONADOS
Novo update: Blogeek X Ziff Davis – Douglas  responde as acusações

 

2 Respostas

  1. […] Hoje, o 1UP (eu não gosto de usar conteúdos da 1UP justamente por causa disso aqui) divulgou que a Microsoft desistiu de comprar os direitos de 007 Goldeneye da Nintendo […]

  2. […] lembram daquela editora que causou o terrorismo mundial contra o Bloggek, naquele episódio do Street Fighter IV, que  edita a revista EGM – Eletronic Gaming Monthly e opera o portal 1UP? Pediu […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: