• _

Sobre o PS3

Terminei na semana passada, um texto gigantesco que fiz para o Audiogame sobre o PlayStation 3. O texto é gigante mesmo! São quase 7 páginas de Word, em letra Arial, tamanho 11. Seria digno de uma revista (estou pensando em mandar para alguma, em breve postarei algo sobre a minha matéria na EGM Zine deste mês, sobre gamers sem dinheiro) mas passei para tio GUS(tavo), ele que se vire por lá (hahaha).
PS3

Analisando bem toda a trajetória do console desde o anúncio na E3 de 2005, conclui que apesar do lançamento e pós lançamento muito bagunçados, com cancelamentos de hardware, entradas HDMI e outras coisas, o console realmente têm condições de sair da várzea.

Em potêncial de hardware, ele é o mais nervoso dos três, têm muitos desenvolvedores bons, têm uma boa base instalada de usuários do PlayStation 2. Infelizmente não decolou por uma política administrativa mal planejada. (Acredito eu que tenha sido macumba de “nintendistas”… mas tudo bem).

Não sou “sonysta”. Nunca fui. Antigamente torcia o nariz para o PSOne muito por causa do sucesso que ele fazia. Gostava, mas não idolatrava o PlayStation 2. Hoje as coisas mudaram. Depois de fazer a matéria e quase me tornar doutor em PS3 (inclusive “estudei” os outros dois que vieram antes), vi o quanto a Sony poderá fazer com seu tijolo preto e, dessa forma, ganhou o meu respeito.

Veja: tanto PSOne, quanto PS2 não fizeram grande sucesso no primeiro ano de lançamento, no PS3 será a mesma coisa. Heavenly Sword saiu e detonou. Para mim é o primeiro passo para um despontamento. Não que o PS3 irá fazer Wii e XBox 360 comerem poeira, mas ainda acho que virá algo que fará as pessoas exclamarem: “caray!”

Wii e PS3 não completaram um ano ainda, estão no tempo de fazer cagadas e podem se dar ao luxo de vacilar. Em 2008 será diferente. Já que todo o potencial básico dos consoles foram testados e deverão apresentar algo que preste. Veja que XBox 360 já passou dessa época.

Eu acredito em uma guinada na trajetória do PS3. É uma questão de “estar no palco”. Coisa que a concorrência está fazendo, mas vai chegar a vez da Sony.

Esperem o meu texto sair no Audiogame e entenderão o que quero dizer.

4 Respostas

  1. Respeito sua opinião, mas vale lembrar que o primeiro ano do PSone foi difícil porque ninguem sabia que “Playstation” existia.

    O primeiro ano do PS2 não foi tão difícil assim. Foi mais parecido com o primeiro ano do Xbox 360 do que o do PS3.

    Sabe qual a diferença do PS3 pra esses outros dois? Antes, a Sony ganhava cada vez mais aliados. Mais séries exclusivas e mais jogos.

    O que anda acontecendo ultimamente é o inverso: muitas séries acabaram perdendo exclusividade, algumas empresas reclamam da dificuldade em se fazer jogos para o aparelho.

    Heavenly Sword não fez tanto barulho assim. Acho que quando sair Metal gear 4 (adiado, mais uma vez) e FFXIII o Japão vai fazer o PS3 crescer muito, mas duvido que ele consiga segurar as pontas. O que vai definir isso serão os outros jogos que devem ser lançados após o terceiro trimestre de 2008.

    Ano que vem é a decisão: ou o PS3 emplaca, ou ele afunda. Torço para que emplaque.

  2. Eh complicado dizer assim se vai emplacar ou nao, visto que o ps3 eh um console feito pra durar uns 10 anos. Mas nao ha console que se sustente dando anos de prejuizo, e digo que por enquanto nao boto muita fe nao. Eu sei que as chances de ele decolar sao boas, mas lendo sites e portais todos os dias eu vejo as “cagadas” que a sony faz, as produtoras reclamando do sistema e muito mais. Fica dificil assim. O ps3 por enqto eh a ovelha negra da familia. Me parece que focaram muito em um ponto do hardware mas esqueceram de outras coisas essenciais, como o controle. Bom, quem sabe depois da materia de sete paginas eu mude de ideia =)

  3. Opa jacarezada…

    Acredito que o PS3 têm um potencial a mostrar que não foi explorado. Mas não acredito que ele vá dar o troco e vender o dobro da concorrência, apenas que terá um momento de “glória acentuada”.

    quanto a durar 10 anos, não dura mesmo, pois o PS4 foi cogitado pela própria Sony semanas depois do PS3.

    Vamos ver.O PS3 pode ainda vir a surpreender, não vai alcançar o sucesso do PS2 porém pode render jogos memoráveis.

  4. Gustavo: Vai render jogos memoráveis sim, afinal estamos falando do console que é sucessor direto do Playstation 2!

    Metal Gear, FFXII, talvez Killzone e alguns outros (poucos) jogos vão marcar sim a história do console. Mas ainda é muito pouco.

    Vamos esperar para ver o que acontece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: